Em uma crise econômica, estas 5 dicas, podem mudar a sua vida, vamos falar um pouco sobre esse momento, não vou nem dizer um momento sombrio né?
Mas, um momento cinza, que tá a nossa economia, o nosso mercado financeiro, em meio aí alguns problemas, de epidemias que podem acontecer ,mas o grande ponto é,
Será que estamos diante de uma desaceleração econômica? e se a gente estiver?
Como é que a gente consegue você preparar nisso?
Como é que a gente consegue sobreviver a uma crise?
Bom, se tem uma coisa que eu sou bom é sobreviver a uma crise econômica, as últimas crise que eu consegui sobreviver, mas que foram muito difíceis, foram a crise de 2008, e a pandemia de 2020/2021
A crise de 2008 foi a crise surgiu lá com problema nos créditos na subprime das hipotecas lá nos Estados Unidos.
Ela acabou abalando o Brasil, mas ela não abalou tanto assim.
0 Brasil sofreu poucos impactos na época.
O mercado financeiro até que sofreu bastante, a bolsa se não me engano, chegou a 30 mil pontos ou quase com aqueles problemas desta grande crise econômica.
Só que naquela época eu estava profundamente imerso no mercado de varejo.
Eu tinha mais de 30 lojas físicas na época, e tinha o meu e-commerce e como que aquela crise poderia me impactar? ela impactou principalmente de uma forma.
Existiu naquela época uma desvalorização do real, muito mais, muito, muito, muito intensa e rápido.
A gente está falando de em questão de alguns meses a cotação do dólar quase que mais do que dobrou.
Na época desta crise econômica, eu tinha grande parte dos meus produtos, não necessariamente produto que eu vendia diretamente, mas matéria-prima principalmente, importados.
E isso impactou de uma forma absurda porque, se eu compro uma tinta para impressora por exemplo a $1000 dólares o galão.
E no mês que vem ela continua custando $1000 dólares só que os meus dólares ao invés da R$2000 é R$4000.
Eu não consigo em dois meses repassar o dobro do preço pro meu consumidor então o que a gente tem que fazer na época absorver, absorver perdas, absorver, absorver, absorver.
Mesma coisa, cartucho original ia vender um cartucho da hp que hoje eu comprava por R$40,00 e vendia por R$60,00.
Mas daqui a dois meses eu estava comprando por R$80,00 como é que vende isso por R$160,00? não dava.
E por mais que eu quisesse vender por R$160,00, olhava para o lado tinha Kalunga vendendo ao mesmo preço.
Tinha Americanas vendendo ao mesmo preço.
Eu tinha que acabar segurando as pontas e vendendo aquilo ali numa margem praticamente irrisória.
Com isso, o negócio começou a sofrer bastante, a gente não em queda de faturamento porque naquela época a gente não teve um uma desaceleração de vendas no comércio.
O comércio não ficou tão aquecido e também não teve retração, mas a gente teve uma queda de margem.
Então se eu tinha uma margem x no meu DRE, de um mês, um tempo depois da minha margem era muito reduzida, e as contas elas não paravam.
Ninguém quer saber se a tua margem diminuiu, as pessoas querem continuar recebendo o que tá acordado.
E naquela época eu resolvi cite algumas formas, a principal delas foi concentrando mais negócio no segmento de recarga.
Que era um segmento que já tinha uma grande atenção minha, mais passou a ter mais.
A gente concentrou também o negócio no kit de recarga de cartucho que era uma coisa que tem uma margem gigante.
E a gente passava vender a tinta para quem comprava pela internet, que é onde para onde a gente mais vendia.
A recarga era muito bom, mas era só no físico, não conseguia fazer recarga de cartucho no virtual, no virtual eu vendia o kit.
Começamos a vender máquina de recarga de cartucho, a gente tirou um pouco foco do cartucho.
Inventamos a máquina, que praticamente não levava o produto importado, era mdf aço inox, nebulizador no interior de São Paulo que era fabricado, um registro que eram fabricados em Minas, seringa, tinha pouquíssima coisa importada naquela máquina.
E se tinha não era importado diretamente por mim, enfim a gente vende a máquina com extrema no extremo lucro na época e foi uma coisa que conseguiu salvar o negócio.
Então trazendo para aquela realidade o que que a gente fez? a gente focou em produtos de fabricação própria.
Produtos nacionais, que não dependiam tanto de importação e, em paralelo a isso a gente não parou de vender os importados.
Quando o dólar começou a ceder a gente começou a retomar o lucro só que o que sustentavam o negócio naquele momento era uma outra coisa.
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Então eu separei 5 pontos aqui que vão te ajudar a sobreviver a essa crise econômica a outras que vão surgir.
Vamos te ajudar a manter o teu negócio extremamente saudável.
1º DICA – Diminuir a Concentração em Fornecedores.
Hoje a gente vive uma crise econômica, e não sabemos onde ela vai chegar, a que ponto vai afetar os brasileiros.
E na pandemia, o grande problema, foi que muita gente estava concentrada em um, dois fornecedores, principalmente chineses, e como o problema se alastrou pelo mundo, isso foi um grande problema.
Com as importações paradas, muitos produtos não chegaram às prateleiras, dificultando a vida dos vendedores, e por que não dizer também dos compradores.
Então, essa é a hora de você buscar fornecedores nacionais para poder compor esse portifólio e te manter de pé durante esse período turbulento.
2ª DICA – Diminuir a Concentração em Produtos
Talvez 70%, 80% do teu faturamento esteja focado em uma categoria ou um produto específico.
Você precisa diminuir essa concentração, porque ela não é saudável é principalmente nesse momento que a gente vive.
Onde esse produto pode sofrer um alto reajuste ele pode ficar sem estoque ou a matéria-prima que produz ele pode faltar também, então não é legal.
Vale a pena agora você se concentrar em diversificar categorias e produtos, de repente a ser o melhor momento para isso.
3ª DICA – Preservar o Caixa da Empresa
No momento que a gente vive, vale mais ter dinheiro em caixa do que investir, principalmente se você está focado em investimentos de longo prazo, não recomendo.
Preserve o caixa da empresa, preserve o dinheiro em caixa, porque nesses momentos pode significar muita coisa.
Porque por incrível que pareça surgem muitas oportunidades nesses momentos e nessa oportunidade quem tem liquidez é que consegue aproveitar e sair mais fortalecido.
4ª DICA – Fluxo de Caixa Positivo
Isto deve ser a grande prioridade, eu sou muito chato com fluxo de caixa positivo, e já deixei de fazer negócio para poder não fechar no negativo.
Já atrasei pagamento no final do mês pra poder não fechar no negativo, já priorizei recebimento com desconto em um determinado período, para poder não fechar negativo.
Só que essas ações, me fazem ter um negócio ou alguns negócios extremamente sólidos saudáveis, e que tem o caixa muito controlado.
E quem consegue fazer isso tem capital de giro para poder sobreviver nesses períodos extremos.
5ª DICA – Seja Cauteloso com Grandes Investimentos
Eu sei que a gente vivia um momento onde aguardávamos mais uma aceleração da economia.
Onde a gente estava preparado para investir, para injetar dinheiro, para poder fazer o nosso negócio crescer.
O ministro da economia da gestão passada tinha preparado um caminho que estávamos trilhando, com passos firmes a um crescimento consistente,
Mas que devido a irresponsabilidades, e o menor conhecimento em economia, estamos prestes a entrar na maior resseção de todos os tempos.
E agora é o momento de não necessariamente dar passos para trás, mas ficar um pouquinho parado observando que tá acontecendo, observar diante desta crise econômica, a direção que você deve seguir,
Para gente de repente não investir em algo, que ao invés de médio ou curto prazo vai demorar um longuíssimo prazo para poder trazer retorno.
E nesses momentos, às vezes alguns negócios deixam de existir alguns negócios não conseguem resistir.
Isso já aconteceu com vários empresários no passado para você tentar sobreviver a esse período turbulento de crise econômica que estamos, (espero que seja só uma um período curto o que a gente está vivenciando).
Mas o lance é que mesmo que a gente esteja diante de uma próxima crise seguindo esses conceitos se você vai conseguir sobreviver.
Eu espero que este artigo possa lhe ajudar.
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Sempre com assuntos relevantes sobre estes temas que se complementam um ao outro.
Até a próxima.
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Este artigo foi criado com base no Vídeo do Canal: E-commerce na prática